2017-07-21

A gestão de equipes Multietárias, será (deveria ser) um novo desafio às empresas?

Enquanto assistia ao filme “Um Senhor Estagiário” com Robert De Niro no papel principal, me dei conta de quantos “Senhores Estagiários” têm buscado nossa consultoria de Transição Profissional, perguntando se existem empregos para pessoas acima dos 50 anos. Quanto ao filme, se ainda não assistiram, recomendo que o assistam o mais breve possível.

Neste momento em que o país discute a necessidade de aumentar o tempo de serviço para aposentar-se e assim, garantir o pagamento do benefício, resultado de políticas equivocadas e da má gestão dos fundos do trabalhador, nos deparamos com uma crise econômica sem precedentes na história atual do Brasil, um desemprego recorde e a perspectiva de uma recuperação lenta do nível de emprego.

No meio disto tudo, de maneira muito recorrente, para não dizer de maneira geral, as empresas aproveitam para rejuvenescer seus quadros, justificando que precisam de sangue novo, alinhado com as novas tecnologias, com os novos jeitos de fazer negócios, com o atendimento e vendas virtuais em vez do relacional e assim por diante. Para exemplificar, segundo informação da FEE - Fundação de Economia e Estatística do RS, o índice de desemprego no RS, das pessoas acima de 50 anos no ano de 2015, subiu 87,5% em relação ao ano anterior. Ainda segundo a FEE, foi o maior índice de uma série histórica que começou a ser medida em 1993.

Em primeiro lugar, a mim, um ex - executivo na faixa dos 50 e poucos anos, parece um equívoco absurdo imaginar que os profissionais seniors não estejam “antenados” com as novas tecnologias e com os novos modelos de negócios. O segundo equívoco é pensar que a diferença de idade não possa conviver de maneira produtiva, construtiva e de mútua aprendizagem. E é isto que nos mostra o filme em referência (não se preocupem que não fornecerei spoilers).

Sempre ouvi falar que a esperança de um futuro melhor seriam os jovens. Mas afinal, quem forma e prepara os jovens que comandarão as empresas e o país senão os _seniors_de hoje?

Atualmente sou um empreendedor e trabalho com alguns jovens na equipe. É incrível o que aprendo no dia a dia. Mas também vejo o brilho dos seus olhos quando começo a falar de experiências pelas quais passei, as decisões que tomei, o que deu certo, o que deu errado e como aprendemos com tudo isto. É uma relação riquíssima que dá esperança em nos manter ativos e em permanente crescimento pessoal e profissional, e para a empresa, a certeza de que está preparando seus futuros executivos, baseado em experiências e referencias reais.

Felizmente, neste novo mundo do business, há empresas de busca de empregos para pessoas com mais de 50 anos, como a Maturijobs, por exemplo, que segundo seu site tem como propósito gerar oportunidades às pessoas mais maduras para poderem continuar trabalhando, aprendendo, ensinando, se motivando e inspirando, promovendo a saúde e o bem-estar social. E ainda melhor, recentemente visitei uma empresa que está justamente fazendo o contrário, ou seja, trocando alguns executivos Junior, por seniors, justamente para aproveitar o que cada um tem de melhor a oferecer.

Portanto, deixem de justificar o injustificável e sejam gestores de equipes multietárias. Abram seus olhos para o futuro. Ah, estou falando agora do SEU futuro, quando você chegar aos 50 e poucos anos....

Quer saber mais sobre Outplacement e transição profissional? Fique à vontade para falar comigo. Email: caiobittencourt@mydnadigital.com.br

Gostou do texto? Fique à vontade para compartilhar em suas redes! Ah... aproveite e me adicione como contato.

Caio Bittencourt é Senior Managing Partner da DNA Outplacement no Brasil e ex-CEO da Edenred S.A, no Peru, Chile e Colômbia.

Quer saber mais ainda? Encontre em www.mydnadigital.com.br

Otros temas que pueden interesarte:

Descubre nuestra plataforma de Gestión de Carrera.

Consulta tu salario de mercado, comprueba cuánto deberías estar ganando en tu puesto actual.

Conozca BadgeHeroes, nuestra solución de Onboarding gamificado

Descarga ebooks y contenidos útiles para tu carrera o gestión de tu empresa.

Conoce nuestra plataforma de Reclutamiento y Selección (Talent Acquisition).

Conoce nuestra plataforma de Gestión Estratégica de Empleados (Employee Experience).

Tags: Experiencia del Colaborador, Gestión de recursos humanos, Liderazgo, Desarrollo Organizacional, Remuneración