2017-07-21

A RETOMADA - Eu acredito, e você?

Sem parecer otimista em excesso, mas olhando os principais dados macroeconômicos, parece que a tão esperada hora da retomada está chegando. Vamos lá, bem resumidamente: crescimento da produção da indústria em 2,3% em dezembro de 2016 comparada com o mês anterior. Projeção do PIB, ainda que discreto, porém crescente em 0,5% neste ano e em 2,2% em 2018 segundo o boletim da Focus. Inflação caminhando para ficar no centro (ou até abaixo) da meta em 2017 permitindo espaço para novas reduções da taxa de juros. Ibovespa fechando a 67.000 pontos (em 13 de fevereiro de 2017) sinalizando que os investidores já estão precificando as melhoras nos resultados dos balanços que devem vir por aí. O que você imagina dessa chuva de economês?

Eu vou te contar o que eu vejo. Vejo otimismo. Otimismo contagiante, tipo catapora mesmo. O presidente da empresa Alfa já escutou que o CEO da empresa Delta está desengavetando um projeto que há muito tempo estava escondidinho... E obvio: Ele não pode ficar pra trás! Não pode deixar de surfar a nova onda que está em plena formação e resolve voltar a investir em novos projetos também. E o que isso significa? Significa que em breve novos postos de trabalho surgirão e depois de muitos anos sem se escutar falar do tema com intensidade, voltamos a ouvir com mais frequência a doce palavra “contratação”. E desta vez não se trata daquela áspera “contratação de substituição” daquele executivo de carreira por aquele menos experiente, porém de “melhor custo benefício” pra não dizer mais barato mesmo. E aí em breve temos o mais novo empregado no Brasil, que começa a gastar mais dinheiro, que aumenta o faturamento das empresas, que por sua vez resolvem contratar mais profissionais, que geram mais dinheiro na praça, que melhoram facilidades de crédito e que vão alimentando assim um novo ciclo próspero, e tomara que duradouro, de crescimento da economia Brasileira (sempre de olho aberto no dragão da inflação).

Quando penso nisso me empolgo e chego a quase abrir o homebroker pra comprar mais alguns lotes daquela ação que “com certeza” vai subir, mas logo vem uma vozinha que me pede calma. Muita calma nessa hora! Porque ser otimismo é uma coisa, precavido é outra. Não esqueçamos que continua por aí a Lava Jato e seus desdobramentos, a reforma da previdência e as eleições presidenciais de 2018. No cenário internacional, o Trump que recém começou o seu mandato, os reflexos de movimentos da China, minério e petróleo brent que subiram mas pode ser que caiam e o dólar que caiu, mas pode ser que suba, sem contar o muro com o México que ainda não subiu, mas nunca se sabe... Parece que o mundo está ao contrário e ninguém reparou, dizia o poeta.

E como você fica nessa história toda? Você que está procurando sua nova posição e não sabe se ataca com toda a força o mercado cada vez mais promissor ou se espera um pouquinho mais para ver como tudo vai se desenrolar? A verdade é que todos sabem que é impossível prever o futuro. Nem meteorologista nem os melhores analistas do mercado financeiro, que são pagos pra isso, são capazes de acertar o que vai acontecer, imagina nós, reles mortais. Na dúvida, se movimente. Ficar parado neste momento é sempre a pior opção. Recomendo deixar o otimismo te contagiar e desde já se projete na vaga nova, naquela empresa nova, com o seu novo chefe (que vai ser bem melhor que o último). Esquece por enquanto o terceiro parágrafo - finja que ele não estava no texto e que você pulou direto pra cá. Melhor ainda do que se movimentar é se preparar. É hora de revisar mais uma vez o currículo, revisar o perfil do LinkedIn, correr atrás de novas recomendações e se possível voltar a acessar sua rede de contatos. O momento está chegando. Eu acredito, e você?

Quer saber mais sobre recrutamento? Fique a vontade para falar comigo. Email: williammonteath@mydnadigital.com.br

Gostou do texto? Fique a vontade para compartilhar em suas redes! Ah... aproveita e me adiciona como contato.

William Monteath é Managing Director da DNA Outplacement no Brasil e ex-headhunter com 9 anos de experiência em mercados brasileiro e latino americano.

Quer saber mais sobre Outplacement? Encontre em www.mydnadigital.com.br

Otros temas que pueden interesarte:

Descubre nuestra plataforma de Gestión de Carrera.

Consulta tu salario de mercado, comprueba cuánto deberías estar ganando en tu puesto actual.

Conozca BadgeHeroes, nuestra solución de Onboarding gamificado

Descarga ebooks y contenidos útiles para tu carrera o gestión de tu empresa.

Conoce nuestra plataforma de Reclutamiento y Selección (Talent Acquisition).

Conoce nuestra plataforma de Gestión Estratégica de Empleados (Employee Experience).

Tags: Gestión de Carrera, Curriculum, Vacantes de Empleo