Demitido ou desligado?
Demitido, desligado, contrato encerrado e projeto finalizado. Algumas palavras soam mais fortes enquanto outras suavizam a dura realidade: Você está desempregado. Sem renda e sem receita, algumas vezes com uma boa reserva, mas na maioria das vezes com pouco capital sobrando e com um alto padrão de vida para manter. Filhos na escola, inumerável lista de contas para pagar, e toda esta dura realidade que muitos brasileiros já viveram e que alguns estão vivendo pela primeira vez.
Porém dessa vez existe um complicador: você está não está sozinho nesta jornada, uma vez que está competindo com gente muito boa. Existem muitos profissionais altamente qualificados com mestrado, MBA, inglês, francês e espanhol, com experiência em grandes multinacionais, na mesma situação que a sua. E agora? Por um lado, é bom para levantar a moral e a autoestima já que você olha para o entorno e vê gente capacitada na mesma situação que a sua, porém a contrapartida é competir com postulantes muito, mas muito bem preparados e sedentos para voltar ao mercado.
A primeira dica (e espero que óbvia para maioria) é fechar torneiras: Não só maneirar em restaurantes caros e na compra de supérfluos como fechar contas pequenas que somam no fim do mês, como o seu pacote com todos os jogos do campeonato até mesmo a conta do Spotfy premium, por exemplo. Neste caso vale mais a pena investir em uma conta mais parruda do Linkedin, ferramenta primordial para quem quer ativar e construir network profissional em alto nível (já fica aqui a dica número 2).
Agora vamos entrar no seu novo trabalho, que deve ser justamente “procurar trabalho”. E aqui resiliência é uma habilidade primordial. Está preparado para ouvir "não"? Te garanto que é melhor do que ficar sem resposta ansioso para saber alguma notícia. Qual o problema dos brasileiros em dar um feedback negativo e dizer que contrataram outra pessoa? E quanto mais "nãos" menor a autoestima, e por consequência menor a confiança para enfrentar as tantas entrevistas que estão por vir. Qual a resposta certa para a famosa pergunta em relação a sua expectativa salarial? Se jogar muito alto pode ficar fora da faixa salarial oferecida e logo fora do processo, e se jogar baixo pode parecer que está se desvalorizando. Por que saiu do último emprego? Demitido, desligado ou contrato encerrado - qual palavra usar? Não é fácil! Não é fácil para ninguém. Que tal empreender? Mas na crise? E abrir uma franquia? Virar consultor? Sair do país? Como é mesmo o processo para tirar visto? Tenho certeza que se você passa ou passou por este delicado momento sabe do que eu estou falando.
Mas nem tudo está perdido. Parece que a economia está voltando a andar. Aquele headhunter que nunca ligava voltar a ligar. Seu antigo chefe mudou e quer te levar para a empresa nova... E quando você menos esperava está de volta ao escritório, provavelmente ganhando um pouco menos, mas com um bom pacote de benefícios. Agora é voltar a rotina de reclamar da longa jornada, do trânsito da volta e também daquela sua contraparte querendo puxar seu tapete. Domingo voltou a ser um dia triste e a música do Fantástico voltou a trazer calafrios anunciando a chegada de segunda-feira. Ufa, que alívio!
E se esse momento estiver demorando mais que o esperado para chegar? O que fazer para se diferenciar de outros profissionais tão qualificados? Como fazer para o headhunter receber e ler o seu currículo, e o principal de tudo, te ligar agendando para uma entrevista? Como justificar menos de um ano naquela empresa e outras curtas passagens ao longo da carreira? E o inglês? Avançado para entender e ler e básico para falar não vai colar com o recrutador. Uma ajuda profissional feita por gente que viveu muitos anos o outro lado da mesa pode ser interessante nesse momento. Já ouviu falar de outplacement?
William Monteath é Managing Director da MyDNA no Brasil e ex-headhunter com 10 anos de experiência em mercado brasileiro e latino americano.
Para contato: williammonteath@mydnadigital.com.br / www.mydnadigital.com.br
Otros temas que pueden interesarte:
Descubre nuestra plataforma de Gestión de Carrera.
Consulta tu salario de mercado, comprueba cuánto deberías estar ganando en tu puesto actual.
Conozca BadgeHeroes, nuestra solución de Onboarding gamificado
Descarga ebooks y contenidos útiles para tu carrera o gestión de tu empresa.
Conoce nuestra plataforma de Reclutamiento y Selección (Talent Acquisition).
Conoce nuestra plataforma de Gestión Estratégica de Empleados (Employee Experience).