Fale com o Headhunter certo e encontre o caminho das pedras!
Uma empresa de recrutamento e seleção tem como missão primordial auxiliar empresas na busca de profissionais. Não é ela que escolhe ou decide o contratado, mas é sua responsabilidade apresentar boas opções dentro do perfil levantado junto ao seu cliente. Existem várias destas empresas no mercado, desde grandes multinacionais de capital aberto com faturamento na casa dos bilhões, até empresas pequenas que atuam como perfil de boutique. Existe ainda o nicho onde elas atuam: algumas focadas em altos executivos como presidentes, VPs e diretores, outras focadas no middle managment, como posições de coordenação, supervisão e gerencia, e algumas focadas apenas em estagiários, analistas e especialistas. Existem headhunters que se especializam em contratar apenas mão de obra temporária e existem também empresas só focadas em determinadas indústrias, como tecnologia e mercado financeiro, por exemplo. Pra complicar ainda mais, há empresas que fazem um pouco de tudo e recrutam permanente e temporário, top e middle managment ao mesmo tempo (normalmente com diferentes divisões internas).
Por que estou falando tudo isso? A resposta é bem simples. Porque é muito importante o profissional conhecer como cada companhia atua para conseguir canalizar suas ações na direção certa no momento de buscar sua recolocação. Vale a pena um estudo prévio antes de sair por aí enviando seu material e expandindo sua rede de contatos sem muito critério. Um CFO que envia o CV para uma empresa focada em posições de analistas está apenas desperdiçando sua energia assim como o analista de marketing que envia o seu material para uma empresa especializada em contratar Vice Presidentes. É preciso inclusive ter um bom critério na hora de escolher qual profissional contatar dentro da empresa, já que elas normalmente se dividem por indústria ou por especialidades. Um profissional de Vendas e Marketing deve procurar recrutadores com esta especialidade e evitar enviar seu currículo para o headhunter da área jurídica.
E ainda tem mais o seguinte. Nem todas as empresas utilizam consultorias de recrutamento para trabalharem suas posições, já que muita delas tem departamentos internos de RH para suprir as próprias demandas de recrutamento e seleção. Poderíamos também mencionar o próprio LinkedIn que vem crescendo muito e que é muitas vezes utilizados tanto por empresas quanto por consultorias de recrutamento para divulgação de vagas. Sem contar os sites, como o Indeed, por exemplo, que indexa vagas publicadas em milhares de websites, incluindo sites de empregos, consultorias de RH e recrutamento, classificados e sites de empresas - Praticamente um “Trivago” das oportunidades de emprego.
E o que fazer com tanta informação? Qual o melhor caminho a percorrer? Não existe uma única resposta e ele vai depender do objetivo de cada um. Você prefere trabalhar em uma posição CLT ou como consultor? Quer uma posição permanente ou um bom projeto temporário? Em qual o setor da economia você está procurando oportunidades? Não faltam questionamentos que devem ser respondidos antes de começar de fato a busca. Em virtude de tantas variáveis, sem mencionar aqui muitas outras como remuneração, por exemplo, muita gente fica confusa, e acaba fazendo muita força, mas se frustra com um resultado bem abaixo do esperado. É certo que o mercado não está bom, mas as oportunidades estão aí e as empresas continuam contratando (ufa!).
Para quem continua confuso e quer uma ajuda profissional (que vai muito além da clássica ajuda na preparação do currículo), recomendo contratar um programa sério de Outplacement, onde necessariamente se inicia com sessões de coaching para aclarar as ideias e depois se evolui para um planejamento seguido de execução da estratégia montada. Li um artigo muito interessante do Caio Bittencourt que faz uma analogia muito bacana, que diz que se você for academia e fizer sua rotina de exercícios sozinho, você pode até ter um bom resultado... Mas imagina com um personal trainer ao seu lado, que vai ensinar, cobrar resultados e te apoiar durante seus exercícios. Quem você acha que vai conquistar melhores resultados de forma mais eficaz?
Quer mais dicas sobre recrutamento? Fique a vontade para falar comigo. Email: williammonteath@mydnadigital.com.br
Gostou do texto? Fique a vontade para compartilhar em suas redes! Ah... aproveita e me adiciona como contato.
William Monteath é Managing Director da DNA Outplacement no Brasil e ex-headhunter com 9 anos de experiência em mercados brasileiro e latino americano.
Para quem quiser ler o texto do Caio Bittencourt: https://www.linkedin.com/pulse/afinaleu-preciso-de-outplacement-para-minha-transi%C3%A7%C3%A3o-bittencourt?trk=prof-post
Quer saber mais sobre Outplacement? Encontre em www.mydnadigital.com.br
Otros temas que pueden interesarte:
Descubre nuestra plataforma de Gestión de Carrera.
Consulta tu salario de mercado, comprueba cuánto deberías estar ganando en tu puesto actual.
Conozca BadgeHeroes, nuestra solución de Onboarding gamificado
Descarga ebooks y contenidos útiles para tu carrera o gestión de tu empresa.
Conoce nuestra plataforma de Reclutamiento y Selección (Talent Acquisition).
Conoce nuestra plataforma de Gestión Estratégica de Empleados (Employee Experience).