O motivo secreto de você não ter sido selecionado para a vaga dos sonhos.
Sabe aquele processo de seleção que estava dando tudo certo? Aquele onde o Headhunter te entrevistou, te selecionou sem hesitar entre os finalistas e te enviou para o RH da empresa? Logo depois a analista de recursos humanos adorou o seu perfil, te encheu de expectativas, explicou como seria a rotina do trabalho praticamente te incluindo já dentro da organização e te mandou para o responsável direto pela posição, ou seja, seu futuro chefe? Então, é exatamente sobre este processo que eu gostaria de chamar sua atenção.
Provavelmente você foi para a entrevista com o futuro chefe cheio de confiança, certo? E deveria realmente estar, afinal, estava dando tudo certo e faltava pouco para a realização do seu objetivo. E imagino também que tenha sido uma excelente entrevista, onde sua experiência enquadrada precisamente com as atividades a serem desempenhadas e inclusive você viu espaço para já sugerir possíveis melhorias. Faltava agora só receber aquele telefonema do RH dizendo que foi aprovado e receber a esperada carta oferta. Mas algo aconteceu no meio do caminho. Aquele telefonema que seria na sexta-feira da mesma semana atrasou mais duas semanas. Até que você resolveu ligar para o Headhunter ou para o RH da empresa para saber o que tinha acontecido e infelizmente recebeu a notícia desagradável de que você não tinha sido selecionado. A justificativa poderia ter sido uma dessas: Você era “overqualified” para a posição, ou encontraram alguém com mais experiência que você ou até mesmo falaram que a posição tinha sido temporariamente congelada. Já aconteceu algo semelhante contigo?
Vou contar então sobre algo que pode ter acontecido. Por favor, entendam que este fato não se aplica para todos os casos, mas apesar de ser algo velado, podem ter certeza que vez ou outra acontece. Preparado? Aqui vai: Você não foi contratado, pois seu “futuro chefe” ficou com medo de perder a posição para você. Ficou com medo que você poderia um dia lhe usurpar seu importante posto de trabalho. Provavelmente ele achou você melhor do que ele e de alguma maneira inventou alguma desculpa pro RH não te contratar. É terrível, mas acontece. E por mais que a pessoa vá negar para toda a vida, este foi o motivo de você não ter entrado na tão desejada vaga.
É desconcertante! E sei que se você passou por isso, ou acha que pode ter passado em algum momento, imagino a raiva e o sentimento de indignação que deve ter sentido. Processos de recursos humanos são extremamente complexos, pois além de contar com seres humanos nas duas pontas, mexem com emoções que muitas vezes são difíceis de prever e lidar. Esse profissional ignorou todos os manuais de gestão que sugerem que você deve contratar alguém melhor do que você, pois além de gerar aprendizado, é o que finalmente vai alavancar a carreira. Bill Hewlett e Dave Packard, co-fundadores da HP, tinham como receita para contratação somente contratar gente brilhante que pudesse se sentir no mesmo nível dos donos da empresa. Marcel Telles, ex CEO da Ambev e sócio do fundo 3G, afirma que gostaria de ser lembrado "como um cara que sempre deixou um monte de gente melhor do que ele nos lugares por onde passou".
Agora como evitar passar por tal situação? É muito difícil e não é sempre que vai acontecer. A grande questão aqui é tentar ler o seu interlocutor da melhor maneira possível. Prestar atenção em cada mínimo detalhe, e se por acaso, imaginar que algo parecido possa estar acontecendo, ressalte experiências boas de trabalho em equipe, de bons relacionamentos com chefes anteriores e de como o seu bom trabalho foi benéfico e ajudou a antigos chefes conseguirem promoções. Por último, sem querer soar como o Mr. Brighside, tente pensar que se você não entrou por este motivo absurdo, pelo menos não vai precisar reportar para um péssimo chefe em potencial. Vira a página e vamos para a próxima.
Quer mais dicas sobre recrutamento? Fique a vontade para falar comigo. Email: williammonteath@mydnadigital.com.br
Gostou do texto? Fique a vontade para compartilhar em suas redes! Ah... aproveita e me adiciona como contato.
William Monteath é Managing Director da DNA Outplacement no Brasil e ex-headhunter com 9 anos de experiência em mercados brasileiro e latino americano.
Quer saber mais ainda? Encontre em www.mydnadigital.com.br
Otros temas que pueden interesarte:
Descubre nuestra plataforma de Gestión de Carrera.
Consulta tu salario de mercado, comprueba cuánto deberías estar ganando en tu puesto actual.
Conozca BadgeHeroes, nuestra solución de Onboarding gamificado
Descarga ebooks y contenidos útiles para tu carrera o gestión de tu empresa.
Conoce nuestra plataforma de Reclutamiento y Selección (Talent Acquisition).
Conoce nuestra plataforma de Gestión Estratégica de Empleados (Employee Experience).