Relacionamento com os headhunters
Hoje vou falar um pouco sobre uma pergunta que me fazem nesta minha retomada de trabalho ao mercado de GENTE.
Com quem eu devo me relacionar nas consultorias de recrutamento e seleção? Quem são as pessoas CHAVE?
Durante alguns anos da minha carreira de trabalho, tive o prazer de atuar como Head da divisão de vendas e marketing de uma multinacional de recrutamento e seleção.
Esta experiência me faz entender que para entregar os melhores projetos aos nossos clientes o mais rápido possivel, era preciso conhecer as pessoas, ou seja, quem eram os principais gerentes de vendas, marketing, comercias e diretores de negócios das principais empresas do Rio de Janeiro.
Era fundamental entender os segmentos de mercado, como funcionava a dinâmica profissional dos segmentos de Telecom, Consumo, Petróleo & Gás, Varejo, Construção civil e Serviços nas área comerciais, quais eram as suas culturas, como funcionavam estes mercados e qual o perfil das pessoas. Lembre-se que um executivo da Inbev tem uma cultura bem diferente de um executivo da Natura na área de vendas por exemplo. E aqui não estou falando de competências, apenas de direcionamento do melhor perfil para aquela determinada cultura organizacional.
Em outra frente de trabalho, era preciso saber quem estava contratando, qual empresa e qual posição, ou seja, era fundamental conhecer os decisores de RH das empresas, já que são eles que detém as vagas que são abertas para o mercado de trabalho. Era preciso visitar os clientes, estar no mercado. Menos teoria e mais “sola de sapato”.
Conhecer 100% daquele universo de vendas e mkt era necessário para ser um formador de opinião dentro deste segmento.
Toda essa mecânica era fundamental para entregar os projetos com velocidade e com assertividade, dentro daquilo que os meus clientes esperavam.
Tudo acima ratifica a importância de fazermos um network direcionado. Se você trabalha hoje em áreas comercias ou de marketing, é fundamental que você encontre e se relacione com estes profissionais, ou seja, os profissionais que cuidam destas divisões e segmentos nas consultorias do mercado de trabalho.
São eles que tem ótimas vagas em seus portfólios, são eles que vão poder movimentar vocês na sua carreira, são eles que conhecem esta dinâmica e conseguem entender como funciona o seu segmento de mercado.
E não se esqueçam, todo contato com estes executivos normalmente são muito rápidos, estejam preparados de forma objetiva para passar aquilo que você tem de melhor na sua carreira, seja objetivo, direto!
O headhunter precisa entender onde você é mais adequado para os seus projetos, qual a sua cultura, como você entrega os seus resultados na área de vendas, que tipo de líder é você...
O mercado de trabalho é assim!
Gostou do texto? Fique a vontade para compartilhar em suas redes!
Se quiser me conectar ao LinkedIn será um prazer fazer parte da sua rede de relacionamento.
Caso queira saber mais sobre os nossos programas de outplacement me envie um e-mail rogeriotavares@mydnadigital.com.br
Quer saber mais ainda? Encontre em www.mydnadigital.com.br
Um abraço e até a próxima!
Otros temas que pueden interesarte:
Descubre nuestra plataforma de Gestión de Carrera.
Consulta tu salario de mercado, comprueba cuánto deberías estar ganando en tu puesto actual.
Conozca BadgeHeroes, nuestra solución de Onboarding gamificado
Descarga ebooks y contenidos útiles para tu carrera o gestión de tu empresa.
Conoce nuestra plataforma de Reclutamiento y Selección (Talent Acquisition).
Conoce nuestra plataforma de Gestión Estratégica de Empleados (Employee Experience).